imagesO ano comemorativo de 2009 começou no dia 01/ abril em Weimar com uma cerimônia no teatro da Deutsches National marcando o 90º aniversário da BAUHAUS. Esse evento também deu abertura ao 11º Colóquio Internacional Bauhaus, ao Bauhaus Festival Week, e a outros eventos comemorativos que ocorrerão ao longo de 2009 na Bauhaus-Universität Weimar. Uma variedade de formatos, tais como arquiteturas experimentais, web TV e apresentações artísticas e  acadêmicas  vão compor o cenário para as atividades. Um conjunto de muitas  exposições focalizará os projetos científicos e as pesquisas em desenvolvimento na universidade e serão simultaneamente disponibilizadas para visitantes via internet, fornecendo à audiência local e global uma cena dinâmica de troca.

7e20dde5fe

No verão de 2009 (julho) a Bauhaus-Universität Weimar (BUW) abrirá seus estúdios, salas de aula e laboratórios ao público. O evento summary 2009 apresentará os melhores projetos do ano pelos estudantes de todas as faculdades da universidade, bem como uma mostra dos trabalhos mais notáveis dos anos anteriores. O evento anual de revisão será expandido com formatos especiais comemorativos, criando um summary 2009 extendido em termos de conteúdo, espaço e duração. Nessa programação de verão está inclusa a proposta de arquitetura experimental Contemporary Art Kiosk (Kiosk09) – Koca Inn .

Trata-se de  uma oportunidade de reunir grande número de artistas e estudantes de Arquitetura/Urbanismo e Artes para troca de experiências e conhecimento. Nesse âmbito, à convite da Bauhaus-Universität Weimar, a Plataforma de ações CORPOCIDADE/UFBA representará o Brasil no evento Das Bauhaus-Jubiläum 2009. Com o apoio do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPG-AU) e do Programa de Pós-Graduação em Dança (PPG-Dança) da UFBA o intercâmbio consolida a parceria entre as duas instituições: a Universidade Federal da Bahia e a Bauhaus-Universität Weimar.

kioskA participação do grupo urbanDA+E no evento Das Bauhaus-Jubiläum 2009 consistirá da ocupação, entre os dias 08 e 24 de julho, do Contemporary Art Kiosk em parceria com estudantes da Bauhaus, o coletivo artístico ColorViolence e o Contemporary Art Kiosk Group. Neste quiosque da antiga DDR , localizado no cruzamento viário mais movimentado de Weimar, os arquitetos e artistas do grupo montarão uma estrutura móvel com andaimes que extrapolará sua área interna e ocupará em constante movimento o espaço público dos seus arredores, evoluindo em função das necessidades e da participação tanto dos transeuntes quanto dos grupos artísticos envolvidos. 

apropkioskMobilidade, informalidade e flexibilidade serão conceitos articulados pelas ações artísticas para a criação de um ambiente onde estratégias de sobrevivências alternativas – que caracterizam a construção do espaço urbano brasileiro – sejam estruturantes da intervenção em Weimar. Além dessa atividade, o  grupo brasileiro da Plataforma CORPOCIDADE (urbanDE) também realizará a intervenção urbana trocAção.



%d blogueiros gostam disto: