Pesquisadores, professores e estudantes de Arquitetura, Urbanismo, Dança e Arte Pública da Universidade Federal da Bahia e da Bauhaus-Universität Weimar uniram-se para buscar desenvolver estudos interdisciplinares, envolvendo experiências artísticas, com o intuito de aprofundar o conhecimento em torno das questões que envolvem Corpo, Cidade e Cultura. Durante o ano de 2008, uma plataforma de ações chamada CORPOCIDADE foi criada, permitindo o que estreitamento da relação entre as duas universidades.

1.5A ação mais expressiva, inserida neste contexto, foi o evento artístico-acadêmico CORPOCIDADE – debates em estética urbana 1, realizado em outubro de 2008, a partir de uma parceria entre os Programas de Pós Graduação em Dança  (PPGDança) e em Arquitetura e Urbanismo da UFBA (PPG-AU/FAUFBA) com apoio da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), CAPES e FAPESB.

workshopA preparação e a realização do evento produziram alguns desdobramentos, tais como: a revista eletrônica [dobra] que publicou 6 diferentes números  vinculados às sessões temáticas do evento e cuja editoria ficou a cargo da equipe composta por doutorandos e mestrandos dos Programas de Pós-Graduação citados acima; o workshop Cidade e Cultura desenvolvido em dois bairros populares de Salvador: Plataforma e Boa Vista; o intercâmbio de estudantes e professores da UFBA com estudantes e professores da Bauhaus-Universität Weimar, com a vinda de professores e estudantes vinculados à BAUHAUS (urbanDA) para o encontro CORPOCIDADE (com apoio do DAAD).

urbandaComo desdobramento das experiências realizadas em Salvador em 2008, o grupo brasileiro envolvido no intercâmbio foi convidado para desenvolver, em Weimar, outra etapa dessa investigação. Em atendimento a este convite, o grupo brasileiro de estudantes e professores participará, em Weimar, de atividades artísticas e acadêmicas comemorativas dos 90 anos da BAUHAUS, com apoio do DAAD (Deutscher Akademischer Austauschdienst- Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico) e da Universidade Federal da Bahia, por meio da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil, que viabilizaram a consolidação do intercâmbio institucional entre as duas universidades.

Este ano, a Bauhaus-Universität comemora seus 90 anos de fundação com uma vasta programação como o evento Summary 2009, que envolve uma série de proposições artísticas e acadêmicas. O trabalho realizado pelo grupo alemão em Salvador compõe esta programação juntamente com a proposta de intervenção urbana do grupo brasileiro em Weimar. Nesta ocasião, será construída uma estrutura flexível num dos principais cruzamentos viários de Weimar, onde se localiza o Kiosk de Arte Contemporânea (Kiosk of Contemporary Art – KoCA). Esta estrutura funcionará como uma expansão do espaço do Kiosk para o espaço público, onde se dará um intenso processo de ocupações, trocas, experimentações, discussões e workshops (KoCA inn).

Anúncios


%d blogueiros gostam disto: